Fichamento 2


Paulo Gileno Cysneiros é o autor do texto NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA? Nele o autor desenvolve o tema sobre a inserção de métodos de ensino que utilizem as inovações tecnológicas dentro da realidade escolar. Cysneiros tem sua experiência de ensino focada nos estados do norte e nordeste e nas regiões rurais, a partir delas ele faz uma reflexão sobre como são os métodos de ensino no Brasil e faz uma previsão de como eles deveriam ser para que as novas tecnologias possam de fato contribuir com a educação.
Nessas regiões onde o autor situa sua experiência, pode-se perceber que as salas de são um espaço totalmente desestimulante para os alunos- a arquitetura é pobre e o mobiliário desconfortável e precário. Além disso, os professores sofrem com a sobrecarga de trabalho, baixos salários e a falta de investimento na sua formação profissional continuada. Esses aspectos são de extrema relevância parar se analisar o tema de inserção das novas tecnologias, pois é a este ambiente que elas devem se integrar e acrescentar.
Existem muitos discursos que não levam em consideração essas problemáticas da real escola brasileira, acabam por se equivocar e dão foco a problemas que não são necessariamente o maior empecilho para a adesão de novos métodos educativos nas escolas. Nas palavras de Cysneiros:
“Por outro lado, também não adoto o discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas da escolas (algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que  ossos professores são  dinossauros avessos a mudanças. É um discurso tentando nos convencer a dar mais importância a objetos virtuais, apresentados em telinhas bidimensionais, deixando implícito que a aprendizagem com objetos concretos em tempos e espaços reais está obsoleta.”
Penso que este seja um argumento capitalista, colocando o professor como uma tecnologia ultrapassada e o foco dentre os problemas para modernização da educação. Desta forma, esses novos recursos se tonam aparentemente mais necessários como a única evolução educativa significativa para o século XX, tornando-a assim, uma meta para a educação.
Da mesma forma que o autor “Vejo as novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aula.” também acho que as inovações tecnológicas são mais uma ferramenta para o ensino, mas não o principal problema da educação brasileira. Até mesmo porque, temos um histórico grande de insucessos que devemos notar para notar provando que o nosso principal desafio ainda não é esse.

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