Fichamento 1


Faculdade de Educação – FE
Disciplina: Praticas Midiáticas – 2º semestre 2012
Turma: C
Professor: Pedro
Aluno: Mayara Azevedo Araújo Pereira / Matricula – 120069652

Fichamento



Os avanços tecnológicos e a informática estão se difundindo cada vez mais, fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros e tendem a se tornar uma necessidade. Diante disso algumas universidades se interessaram por colocar essa ferramenta a serviço da educação dentro da sala de aula. Outros países, como a França e os EUA, já haviam feito experiências nesse sentido e serviram de referência para elaborar um programa para atuar na informatização da educação no Brasil.

Um desafio para educação brasileira é formar os profissionais da educação para lidar com novos recursos tecnológicos e as mudanças educacionais geradas por eles. As tecnologias, cada vez mais, fazem parte do cotidiano escolar, como, por exemplo, apresentação de slides e plataformas online. Apesar disso, é necessário rever os métodos de ensino para que estas ferramentas não se tornem mais um método de reprodução de conhecimento, por parte do professor, e assimilação por parte do aluno.
                                           
O Programa brasileiro de informática na educação tem um caráter descentralizado, não existe um plano nacional de medidas a serem adotadas nesse sentido. Em outros países, como a França, a informatização da educação foi produto somente de decisões governamentais e nos Estados Unidos uma consequência direta do mercado. Comparado a esses planos, outra grande diferença, é que dentro do programa brasileiro o computador não é entendido como uma ferramenta para automatizar o conhecimento, nem pretende formar os alunos para unicamente trabalhar no computador o objetivo é que eles consigam aprender a partir dessa tecnologia.

Guiada por esses princípios nasce o EDUCOM, programa que pretende formar os profissionais da educação para lidar com as novas tecnologias a partir de pesquisas realizadas por diversas áreas, tendo como base a experiência concreta da sala de aula das escolas públicas de ensino médio. O EDUCOM não alcançou os resultados desejados, mas serviu para apontar os problemas da informatização da educação. Não é necessário apenas familiarizar o professor com a máquina, mas ensina-lo a utilizá-la no cotidiano de sala de aula. É preciso tornar o professor parte dos processos de evolução tecnológica, não somente um consumidor dele.

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